Esta unidade curricular (UC) desperta expectativas e questões sobre os seus conteúdos e desenvolvimento. De fato, estas expectativas e questões são justificadas, dado que o tema – Comportamento Organizacional (CO) – abrange uma problemática variada e complexa.

Os tópicos de referência desta UC são abordados em praticamente todas as instituições de ensino superior estrangeiras e nacionais de referência, cujos principais pontos do programa de CO são: O que é o Comportamento Organizacional?; Diversidade, Equidade, e Inclusão nas Organizações; Atitudes em relação à Função; Emoções e Humores; Personalidade e Diferenças Individuais; Percepção e Tomada de Decisão Individual; Motivação; Fundamentos do Comportamento de Grupo; Compreender as Equipas de Trabalho; Comunicação; Liderança; Poder e Política; Conflito e Negociação; Fundamentos da Estrutura Organizacional;  Cultura Organizacional e Mudança; Sistemas e Práticas de Recursos Humanos; e Stress e Saúde nas Organizações.

Os pontos abordados divergem ligeiramente de faculdade/escola para faculdade/escola, mas em termos gerais pode dizer-se que os tópicos principais dos cursos têm características razoavelmente semelhantes. A UC que aqui proposta funciona em um trimestre com um total de 107 horas de trabalho, das quais 35 horas são horas de contato com o estudante. Desta forma, é necessário que os conteúdos apresentados sejam ajustados à duração total da UC e à necessidade da participação dos estudantes no decorrer das horas de contato para a discussão e análise dos conteúdos, da resolução de exercícios e casos práticos através de fóruns, sessões síncronas, assíncronas ou presenciais.

Foram, assim, definidos os seguintes objetivos:

•  Dar a conhecer os tópicos de CO mais debatidos, a sua relevância, hipóteses subjacentes, alcance e aplicabilidade;

•     Conhecer e compreender a relevância do estudo do CO relacionando-o com o desenvolvimento de competências chave para o Século XXI;

•     Exercitar a capacidade de conceptualizar realidades complexas e vastas;

•     Aprofundar capacidades de trabalho autónomo e individual;

•  Fomentar o espírito crítico dos estudantes, de modo que sejam capazes de enquadrar as situações com que se deparam com os tópicos de CO mais adequados, garantindo a sua análise correta.